
Um confronto de muita rivalidade e tradição, Brasil e Itália, um tem cinco campeonatos mundiais e a outra tem quatro. Ao todo, são nove títulos em campo, eram cinco vitórias para cada lado e 19 gols para ambas as seleções, até hoje. As equipes vinham de dois empates: 3 a 3 no Torneio da França, em 1997, e 0 a 0 na final da Copa do Mundo de 1994, decidida nos pênaltis a favor do Brasil. O último triunfo tinha sido da seleção brasileira em 1989, por 1 a 0, em Bolonha.
A primeira etapa começou e logo aos três minutos o Brasil leva um susto, Grosso, recebeu belo lançamento de Pirlo, invadiu a área e tocou na saída de Júlio César, poderia ser o primeiro para a equipe italiana se não fosse a má assinalação de impedimento do auxiliar. Dois minutos depois, o Brasil respondeu com Robinho, o atacante tentou aproveitar a bobeada da zaga italiana, mas Buffon estava esperto e aliviou para os italianos.
Aos 12, um belo lance que terminaria em gol, Ronaldinho tocou para Elano que tocou para Robinho e devolveu a bola na cara do gol para Elano que finalizou com perfeição: 1x0 Brasil. Quatro minutos mais tarde, Lúcio puxou belo contra-ataque e tocou para Ronaldinho que cruzou Pirlo cortou, mas Robinho esperto no lance tomou a bola do meia italiano fez fila e chutou com precisão : 2x0 Brasil.
O Brasil pressionava, mas o gol não saía, a seleção brasileira fazia um jogo envolvente trocando belos passes e com lances desconcertantes, mas aos 31, numa falta, De Rossi bateu forte e assustou o goleiro Júlio César que fez boa defesa. Aos 38, foi à vez de Elano, o meia recebeu pela direita carregou a bola e chutou forte com efeito, a bola passou rente ao travessão do goleiro Buffon que reclamou muito com a equipe italiana.
A segunda etapa começa com uma Itália muito modificada, ao todo, foram quatro substituições que deram certo e aos 2, Rossi que acabará de entrar recebeu passe dentro da área e chutou forte para fora. Nessa altura do jogo as duas seleções jogavam de igual pra igual, e aos 19, Pirlo fez belo lançamento para Luca Toni que ajeitou com a mão e fez o que seria o primeiro gol da seleção italiana, o árbitro sinalizou gol, mas o auxiliar acertou ao marcar toque de mão do atacante italiano.
Aos 36, a Itália voltou a assustar cobrando rapidamente o lateral e Luca Toni apareceu bem dentro da área chutou e já ia sair comemorando só que não contava com a defesa espetacular do goleiro Júlio César. Aos 41, a atual campeã do mundo voltou a assustar a seleção canarinho, Rossi, bateu falta na entrada da área para a bela defesa do goleiro Júlio César.
No fim do jogo os dois melhores goleiros do mundo, Júlio César do Brasil e Buffon da Itália trocaram as suas camisas e o histórico dos confrontos terminou desempatado com seis vitorias para o Brasil e 22 gols e cinco vitórias para a Itália e 19 gols. Mesmo após 15 anos sem este confronto a rivalidade não se amenizou e o jogo foi disputadíssimo com ambas as seleções atacando muito e fazendo uma forte marcação tanto no ataque quanto na defesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário